quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Coloramento


A coloração admitida para a raça é extensa, mas os dois principais tipos de cores são: sólida (uma só cor) e malhada (duas ou três cores, também chamada de particolor). Não é recomendado cruzar um Cocker de cor sólida, com um de cor malhada, pois resulta em cores sólidas com "manchas", o que não qualifica o animal em exposições, por exemplo. A única mancha admitida em cores sólidas é uma branca pequena no peito.
As cores sólidas podem ser: dourado (caramelo), preto, fígado (um marrom avermelhado, também chamado de chocolate), e as variações das mesmas com marcação canela (tan), a saber, preto e canela, fígado e canela, além da mais rara "sable", em que as marcações canela abrangem uma área maior da pelagem.
As cores malhadas (particolor) são: branco e preto, branco e dourado, branco e fígado; tricolor (branco, preto e canela; branco, fígado e canela, podendo ser ruão); azul ruão, laranja ruão e fígado ruão.
Os olhos do Cocker são castanhos, quanto mais escuro melhor. O máximo que admite o padrão FCI, nos cães de cor fígado e suas variações, é que sejam cor de avelã, em harmonia com a cor da pelagem.
O focinho pode ser preto ou marrom escuro, dependendo da cor do Cocker. Os Cockers dourados geralmente possuem um focinho marrom escuro, mas também pode variar para preto. Os Cockers de cor preta possuem geralmente um focinho preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário